Viseu
Notícia em Destaque

Centro Histórico de Viseu sem carros durante o verão

Verão sem carros no Centro Histórico de Viseu: julho a setembro

Centro Histórico de Viseu sem carros durante o verão

Este verão, de julho a setembro, o Centro Histórico de Viseu é sem carros.

“Verão no Centro Histórico? É sem carros!” é o mote da iniciativa que decorre até ao final de setembro e visa promover o conforto e segurança dos que vivem e visitam o coração antigo da cidade.

Em 2020, o Município de Viseu renova o convite a viseenses, visitantes e turistas para usufruírem do Centro Histórico de Viseu em toda a sua plenitude e segurança, sem carros.

LEIA TAMBÉM: Jardins da Mimi: Novo espaço ao ar livre em Viseu

A medida foi anunciada pelo Presidente da Câmara Municipal de Viseu, António Almeida Henriques, e é lançada na rua já esta sexta-feira, dia 3 de julho, sob o mote “Verão no Centro Histórico? É sem carros!”.

Com o encerramento ao trânsito, a iniciativa visa desincentivar o uso do automóvel na zona antiga da cidade, à semelhança do que já foi feito em anos anteriores.

Promovendo um Centro Histórico com qualidade de vida e usufruto por todos, “amigo” do ambiente, ao oferecer uma circulação segura e confortável para os que aqui residem ou visitam Viseu, em consequência do fecho de praças e ruas.

“Sem carros, num ambiente com qualidade, com menos ruído automóvel e em segurança, será possível viver este verão com qualidade no nosso Centro Histórico de Viseu, nas suas praças e ruas emblemáticas.

A programação da iniciativa CUBO MÁGICO trará também inúmeras possibilidades de visita e experiências para todos, de forma descentralizada e em micro-escala, contribuindo para a retoma económica local e de reanimação cultural e turística de Viseu”,

destaca o Presidente da Câmara.

“Não posso deixar de apelar ao sentido de responsabilidade cívica de todos neste contexto de pandemia que vivemos, reforçando a importância do cumprimento das normas e recomendações que nos são impostas pela Direção-Geral de Saúde”,

sublinhou.

Em vigor a partir desta sexta-feira,  3 de julho, e até ao final do mês de setembro, os cortes de trânsito dividem-se em dois períodos.

Na sua maioria, entre 21 de julho e 21 de setembro, o encerramento será realizado todos os dias, entre as 16 e as 02 horas.

Centro Histórico de Viseu sem carros

Em menores períodos de tempo, nomeadamente entre 3 e 20 de julho e 22 e 30 de setembro, a interdição centra-se nos fins-de-semana:

  • às sextas-feiras e sábados, entre as 16 e as 02 horas
  • aos domingos, entre as 16 e as 24 horas.

Os cortes de trânsito serão realizados e acompanhados pela Polícia Municipal de Viseu, contemplando os principais acessos ao Centro Histórico, nomeadamente:

  • no início da Rua dos Combatentes da Grande Guerra
  • e no entroncamento da Travessa da Misericórdia com o Adro da Sé de Viseu, mantendo-se a circulação pela Calçada da Vigia.

Consequentemente, será autorizado, excecionalmente, o acesso a moradores da Rua Chão do Mestre e clientes do Hotel Palácio dos Melos pela Porta do Soar, em sentido inverso.

Nos horários de culto e cerimónias religiosas, a ter lugar na Sé de Viseu ou na Igreja da Misericórdia, o acesso ao Adro da Sé será permitido, excecionalmente, nestes períodos, pela Travessa da Misericórdia.

Em alternativa, viseenses, visitantes e turistas são convidados a usufruir dos lugares e parques de estacionamento gratuitos ou low-cost.

À disposição, estão ainda as linhas urbanas C1 e C2 do MUV, para já em horário mais reduzido no contexto da pandemia COVID-19.

O uso de meios de transporte alternativos, como a bicicleta, são bem-vindos.

É no centro histórico de Viseu que repousa a sua identidade, o seu caracter único e distintivo, parte significativa do seu património cultural e artístico, e se desenvolvem muitas das atividades e eventos de caracter cultural e artístico.

É ainda no coração da cidade que se localiza o potencial de atratividade turística e de criação de novas atividades ligadas à criatividade e inovação.

Fonte – Centro Histórico de Viseu sem carros: Município de Viseu
Notícias de Viseu

412Shares

Artigos Relacionados

Back to top button
Close

Bloqueador de Anúncios Detetado

Por favor, desactive seu bloqueador de anúncios para continuar navegando em nosso site. Obrigado.