IP3
Estivemos essa semana no IP3, troço Viseu-Coimbra, facto que motivou esse artigo.
O objectivo do Portal Viseu jamais será criar polémica, buscando 100% das vezes informações de fontes oficiais e confiáveis.
Esse artigo entretanto, trata-se de uma recomendação pessoal, no sentido de que nossos leitores e utentes do IP3 tenham realmente muito cuidado e cautela ao conduzir naquela estrada.
Com a pista molhada em decorrência da chuva, torna-se muito mais perigosa a condução no IP3 nos locais onde há obras.
Em alguns locais o espaço para manobras é de 50cm/lado.
Evite conduzir demasiadamente próximo ao veículo da frente, respeitando sempre a distância de segurança.
Não exceda a velocidade e jamais ultrapasse em local proibido.
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São recomendações básicas e todo cuidado é pouco devido ao alto nível de sinistralidade nesta estrada.
Tenha em mente que a ideia de chegar 5 minutos mais cedo não compensa o risco assumido. A condução com chuva torna o trajeto ainda mais caótico.
O troço do IP3 entre Penacova e Lagoa Azul, 16 quilómetros, é o mais complicado e perigoso.
A Infraestruturas de Portugal deu início à requalificação no dia 27 de maio do troço com cerca de 16 quilómetros, entre o Nó de Penacova e o Nó do Lagoa Azul, junto à ponte da Foz do Dão.
As obras de requalificação e duplicação parcial do IP3 estão a ser executadas em fases.
Segundo o ministro das Infraestruturas, as obras só deverão estar concluídas no primeiro semestre de 2024 e estima-se o gasto de 134 milhões de euros.
As obras envolvem os seguintes trabalhos:
- Construção de dois novos Nós de ligação (Nó de Oliveira do Mondego e Nó de Cunhedo), eliminando as atuais interceções de nível existentes com viragens à esquerda.
- Requalificação do caminho existente sob a Ponte do Mondego para permitir a articulação dos movimentos de tráfego do Nó de Oliveira do Mondego
- Colocação de separador central
- Introdução de vias de aceleração e abrandamento, com 3,50m de largura
- Reabilitação estrutural do pavimento
- Reforço das condições de estabilidade de taludes com a colocação de estruturas de suporte em betão, pregagens e redes de contenção.
- Colocação de novas vedações
- Reabilitação dos sistemas de drenagem
- Substituição e readequação da sinalização vertical e horizontal
- Duplicação de via em 85% da extensão e 12% em perfil de 1 + 2 vias
- Homogeneidade nas ligações à rede viária
- Redução do tempo de percurso em 34%
- Aumento da capacidade de tráfego
- Reforço da Segurança Rodoviária
- Salvaguarda de uma zona ambientalmente sensível.
Conhecida como “a estrada da morte”, há anos que utentes e entidades lutam pela requalificação e segurança do IP3.
Dados parciais que dão uma ideia da gravidade da situação – Desde a inauguração do IP3 em 1991 à 2017 ocorreram:
- 1825 acidentes
- 1836 feridos
- 123 mortos
Somente no percurso de 20 quilómetros entre Lagoa Azul e Penacova.