Viseu

São Teotónio, considerado o primeiro santo Português, morreu há 857 anos

Texto de Fernando Figueiredo

18 de Fevereiro 2019, 857 anos da morte de S. Teotónio (1162), considerado o primeiro santo português. Depois de ordenado sacerdote, foi nomeado prior da Igreja da Sé de Viseu.

S. Teotónio assumiu especial protagonismo nos alvores da nacionalidade, como conselheiro de D. Afonso Henriques, que não se coibiu de admoestar, nomeadamente quando os moçárabes (cristãos que viviam sob o domínio árabe) da região de Lisboa foram reduzidos à escravidão pelo primeiro rei português.

S. Teotónio viria a participar no processo político-religioso que levaria ao reconhecimento da independência do reino de Portugal pelo Papa Alexandre III, em 1179.

A iconografia atribui-lhe a mitra e o báculo, não pelo episcopado, que recusou apesar de insistentemente convidado para bispo de Viseu, mas pela missão de abade.

São Teotónio é o padroeiro da cidade e da diocese de Viseu. A Câmara Municipal de Viseu em 18 de Fevereiro de 1963 decidiu na sequência de várias homenagens dar o nome de São Teotónio ao largo existente nas traseiras da Sé.

comments
Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Back to top button
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.
Close