Esquadra 751 PUMAS realiza 2 resgates a navios em menos de 36 horas
A Força Aérea Portuguesa realizou duas missões de resgate em navios, nos arquipélagos dos Açores e da Madeira, em menos de 36 horas, entre sábado e segunda-feira.
Em causa estavam tripulantes que necessitavam de assistência médica urgente e foram encaminhados para unidades hospitalares.
A primeira missão ocorreu na noite de sábado (4 de maio). O destacamento da Esquadra 751 – “Pumas” na Base Aérea N.º 4 (BA4) foi ativado para resgatar uma passageira norte-americana do cruzeiro Norwegian Jade, de 66 anos, a 240 quilómetros das Lajes.
Na manhã de segunda-feira, foi a vez de entrar em ação o helicóptero EH-101 Merlin do destacamento dos “Pumas” no Aeródromo de Manobra N.º 3 (AM3).
Desta, o resgate de um doente, de 55 anos e nacionalidade búlgara, no navio de carga Beatriz B., 204 quilómetros a nordeste do Porto Santo, Madeira.
Vídeo do Resgate no Navio de Cruzeiro Norwegian Jade
Vídeo do Resgate no Navio de carga Beatriz B
CONHEÇA A ESQUADRA 751 – “PUMAS”
A Esquadra 751 “Pumas” foi criada em 28 de abril de 1978.
Após o período de descolonização, os SA-330 PUMA sofreram ligeiras modificações e foram aplicados na execução de missões de Busca e Salvamento nas áreas de responsabilidade atribuídas a Portugal no âmbito dos seus compromissos internacionais.
De salientar que as regiões de responsabilidade de salvamento atribuídas a Portugal, coincidentes com a Região de Informação de Voo (FIR) de Lisboa e Sta. Maria, representam a maior área de responsabilidade da Europa.
Além de Busca e Salvamento (SAR) a Esquadra 751executa outras missões, no âmbito estritamente militar, o apoio tático e outras missões de interesse público, como é o caso das missões de vigilância marítima.
Em 2005 a Esquadra 751 pumas passou a contar com o moderno AgustaWestland EH-101 Merlin que veio substituir o consagrado SA-330 PUMA.
Leia Também: URGENTE | 29 mortos na madeira após autocarro cair em ribanceira
Este foi um marco extremamente significativo pois permitiu à Esquadra 751 PUMAS a ficar dotada de tecnologia de ponta e também aumentar a sua capacidade de operação.
Este aumento de capacidades foi já traduzido centenas de vidas salvas.
Após a introdução do EH-101 “Merlin” existiu uma reestruturação do dispositivo SAR (busca e salvamento) nacional.
Assim, os cerca de 100 militares que compõem a Esquadra 751 trabalham para que a mesma tenha, 24 horas por dia, 365 dias por ano, uma tripulação de alerta permanente na Base Aérea N.º 6, Montijo.
Uma tripulação e aeronave no AM3 Porto Santo e duas tripulações e duas aeronaves na Base Aérea N.º 4, Lajes.
Ao longo de mais de 39 anos de história, a Esquadra 751 já executou mais de 56.800 horas de voo (mais de 23.459 horas com a aeronave EH-101 Merlin) e salvou mais de 3678 vidas, continuando no seu dia a dia a honrar o seu lema:
“Para que outros vivam!
Texto: https://www.emfa.pt/esquadra-46-esquadra-751-pumas
Fonte/Vídeos/Imagens: Relações Públicas da Força Aérea Portuguesa