Portugal
Notícia em Destaque

Vídeo: Força Aérea Portuguesa realiza 2 resgates a navios em menos de 36 horas

Esquadra 751 pumas em Ação

Esquadra 751 PUMAS realiza 2 resgates a navios em menos de 36 horas

A Força Aérea Portuguesa realizou duas missões de resgate em navios, nos arquipélagos dos Açores e da Madeira, em menos de 36 horas, entre sábado e segunda-feira.

Em causa estavam tripulantes que necessitavam de assistência médica urgente e foram encaminhados para unidades hospitalares.

A primeira missão ocorreu na noite de sábado (4 de maio). O destacamento da Esquadra 751 – “Pumas” na Base Aérea N.º 4 (BA4) foi ativado para resgatar uma passageira norte-americana do cruzeiro Norwegian Jade, de 66 anos, a 240 quilómetros das Lajes.

Na manhã de segunda-feira, foi a vez de entrar em ação o helicóptero EH-101 Merlin do destacamento dos “Pumas” no Aeródromo de Manobra N.º 3 (AM3).

Desta, o resgate de um doente, de 55 anos e nacionalidade búlgara, no navio de carga Beatriz B., 204 quilómetros a nordeste do Porto Santo, Madeira.

Vídeo do Resgate no Navio de Cruzeiro Norwegian Jade

Vídeo do Resgate no Navio de carga Beatriz B

CONHEÇA A ESQUADRA 751 – “PUMAS”

A Esquadra 751 “Pumas” foi criada em 28 de abril de 1978.

Após o período de descolonização, os SA-330 PUMA sofreram ligeiras modificações e foram aplicados na execução de missões de Busca e Salvamento nas áreas de responsabilidade atribuídas a Portugal no âmbito dos seus compromissos internacionais.

De salientar que as regiões de responsabilidade de salvamento atribuídas a Portugal, coincidentes com a Região de Informação de Voo (FIR) de Lisboa e Sta. Maria, representam a maior área de responsabilidade da Europa.

Além de Busca e Salvamento (SAR) a Esquadra 751executa outras missões, no âmbito estritamente militar, o apoio tático e outras missões de interesse público, como é o caso das missões de vigilância marítima.

Em 2005 a Esquadra 751 pumas passou a contar com o moderno AgustaWestland EH-101 Merlin que veio substituir o consagrado SA-330 PUMA.

Leia Também: URGENTE | 29 mortos na madeira após autocarro cair em ribanceira

Este foi um marco extremamente significativo pois permitiu à Esquadra 751 PUMAS a ficar dotada de tecnologia de ponta e também aumentar a sua capacidade de operação.

Este aumento de capacidades foi já traduzido centenas de vidas salvas.

Após a introdução do EH-101 “Merlin” existiu uma reestruturação do dispositivo SAR (busca e salvamento) nacional.

Assim, os cerca de 100 militares que compõem a Esquadra 751 trabalham para que a mesma tenha, 24 horas por dia, 365 dias por ano, uma tripulação de alerta permanente na Base Aérea N.º 6, Montijo.

Uma tripulação e aeronave no AM3 Porto Santo e duas tripulações e duas aeronaves na Base Aérea N.º 4, Lajes.

Ao longo de mais de 39 anos de história, a Esquadra 751 já executou mais de 56.800 horas de voo (mais de 23.459 horas com a aeronave EH-101 Merlin) e salvou mais de 3678 vidas, continuando no seu dia a dia a honrar o seu lema:

“Para que outros vivam!

Texto: https://www.emfa.pt/esquadra-46-esquadra-751-pumas
Fonte/Vídeos/Imagens: Relações Públicas da Força Aérea Portuguesa

94Shares

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Fechar

Bloqueador de Anúncios Detetado

Por favor, desactive seu bloqueador de anúncios para continuar navegando em nosso site. Obrigado.